top of page
Buscar
  • Foto do escritorInst. Marília Figueiredo

Aparelho intraoral removível trata ronco e apneia do sono

Nossa, estou preocupado(a), meu marido ou minha mulher ronca demais!!!

Expressão comum no dia a dia de milhares de pessoas que não conseguem dormir por causa desse “barulhinho” do seu parceiro(a).


Realmente, torna-se preocupante quando provoca uma patologia que pode ser leve, moderada ou grave chamada apneia do sono.

Infelizmente, o que as pessoas ignoram é a seriedade desse problema. Assunto recorrente em várias mídias, os distúrbios do sono têm sido abordados de forma intensa nos últimos anos.

O ronco é a forma clássica do organismo se expressar diante de uma dificuldade respiratória que ocorre durante o sono, que pode ou não estar associada à apneia. Já a síndrome da apneia do sono caracteriza-se por repetidas obstruções das vias aéreas superiores, comprometendo a qualidade de vida, sendo fator de risco na hipertensão arterial sistêmica, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

A apneia noturna e o ronco podem ser ocasionados pela posição da pessoa ao dormir, pois, quando se está deitado de barriga para cima, a língua pressiona a orofaringe, comprometendo a respiração. Pessoas obesas também podem ter a situação agravada, pois a faringe é passível de infiltração gordurosa.

As manifestações clínicas mais freqüentes destes distúrbios são: comprometimento da memória, concentração, reflexo, sonolência diurna, cefaleia matinal, alterações comportamentais e de humor e ainda problemas sexuais como a impotência.

A polissonografia é o exame ideal para o diagnóstico da apneia do sono e sua interpretação é de responsabilidade médica. O resultado deste exame determina o nível da apneia em leve, moderada ou grave.


Os métodos de tratamento são:

1. Comportamental (redução do peso, posição corporal, álcool, fumo, etc.);

2. Método físico-mecânico (CPAP);

3. Terapia combinada;

4. Aparelho Bucal;

5. Cirúrgico.


O ortodontista é o especialista indicado para colocar um aparelho removível especifico para ser usado durante o sono. Esta terapia é mundialmente indicada,

e é necessária para uma boa noite de sono, descanso, melhora do comportamento social e familiar.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page